Pedagogia
É muito importante aprender com alegria, com vontade. Comenta SNEYDERS (1996, p.36) que “Educar é ir a direção à alegria.” As técnicas lúdicas fazem com que a criança aprenda com prazer, alegria e entretenimento, sendo relevante ressaltar que a educação lúdica está distante da concepção ingênua de passatempo, brincadeira vulgar, diversão
Compreender o valor dos jogos e atividades lúdicas na educação infantil como subsídios eficazes para a construção do conhecimento realizado pela própria criança.
Desenvolver estudos sobre situações de jogos e brincadeiras que proporcionem às crianças a estimulação necessária para sua aprendizagem.
O objetivo proposto por este referencial de nenhuma maneira é moldar a criança. É exatamente o contrário. A criança tem espaço para criar, descobrir, brincar, sonhar, enfim, ser criança. O que se busca é o respeito mútuo observando a individualidade de cada um.
O lúdico torna o momento de ensino em algo agradável, prazeroso, divertido e ao mesmo tempo rico em conhecimentos afins. A partir do foco desta pesquisa nota-se a relevância de conscientização de educadores e profissionais da educação para uma plena introdução do lúdico nas escolas, apesar da resistência de alguns professores, que na verdade estão um tanto quanto desinteressados em modificar seus hábitos e sua metodologia de ensino. Estes professores ainda pensam que “hora de brincar é hora de brincar e hora de estudar é hora de estudar“ PAULO FREIRE (1996), diz que o professor precisa pensar certo para só então ensinar a pensar certo, de forma cônscia e autônoma, com certeza de seus sentimentos e valorizando o cognitivo de cada aprendiz.