Pedagogia
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a prática pedagógica utilizada em sala de aula. Utilizando o filme "escola da vida", como analise e comparação.
O filme traz elementos pertinentes á educação, pois faz ampla referência as diferentes metodologias de ensino utilizadas por professores.
2. O filme escola da vida e a realidade das escolas
No filme há dois professores que trabalham com metodologias opostas: O senhor D utiliza a tendência liberal e o professor Matt utiliza a tradicional. O senhor D usa de temas extraídos do cotidiano dos alunos, o professor Matt foca em uma aprendizagem e informações para serem armazenadas pelos alunos, e isso era feito com muita autoridade e disciplina.
Mesmo diante de crescimento da modernização em toda as áreas, grande parte das escolas continuam presas a uma metodologia tradicional
A maior forma de avaliação continua sendo a prova, o que exige de uma certa forma que o aluno estude para determinado assunto e decore o que provavelmente será pedido.
Muitos professores trabalham de uma forma automática com regras e exemplos que também proporcionam essa decoração, além de não se preocuparem em trazer para os alunos coisas novas e fazer de sua aula um espaço mais dinâmico.
O filme sugere meios para que os professores tornem o ensino mais produtivo e embasado. O que o educando aprende não deve ter impacto somente no instante em que está estudando e abordando determinado assunto, mas deve ser parte fundamental de construção de seu caráter e de seu futuro.
É de suma importância que o aluno tenha um espaço para expressar suas ideias, seu conhecimento prévio. O seu cotidiano e realidade em que vive também devem ser levado em consideração e valorizado em sala de aula.
A função da escola é socializar o educando, é prepara-lo para ter consciência de si e ter acesso a todas as instâncias sociais,
Diante da falta de um modelo de educação e das situações vivenciadas pelo professor, existe a necessidade de