pedagogia
Disciplina: fundamentos sociológicos da educação
Professor: Marcelo Alario Ennes
Aluna: Ricacia Lima Da Silva
FICHAMENTO
Itabaiana 13-08-2013
FREIRE, Paulo. Não há docência sem discência.in:---------------------------pedagogia da autonomia. São Paulo; paz e terra, 1999. P. 21-45.
Ideia geral
Pelo texto se nota Paulo Freire teve a intenção de passar alguns conhecimentos básicos que os formadores precisam ter consciência. O titulo já é algo bem sugestivo onde se vê que não seria possível ensinar sem ter quem queira aprender, da mesma forma não se tem como aprender sem ter quem ensine e ele vai mais fundo ainda nessa relação mostrando que da mesma forma que o professor ensina ele esta aprendendo algo novo e da mesma forma que o aluno aprende ele também esta passando conhecimento.
Ideias principais
“Devo deixar claro que, embora seja meu interesse central considerar neste texto saberes que me parecem indispensáveis a pratica docente de educadoras ou educadores críticos, progressistas, alguns deles são igualmente necessários a educadores conservadores.” (p.21).
“a reflexão critica sobre a pratica se torna uma exigência da relação teoria/pratica sem a qual a teoria pode ir virando blábláblá e a pratica, ativismo.” (p.22).
“quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.” (p.23).
“e uma das condições necessárias a pensar certo é não estarmos demasiado certos de nossas certezas.” (p.27-28).
“não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino.” (p.29).
“estar longe, ou pior, fora da ética, entre nos, mulheres e homens, é uma transgressão. É por isso que transformar a experiência educativa em puro treinamento técnico é amesquinhar o que há de fundamentalmente humano no exercício educativo: o seu caráter formador.” (p.33).
“uma das tarefas mais importantes da pratica educativo-critica é propiciar as condições em que os educandos em suas relações uns com os outros e