pedagogia
No seu sentido mais amplo, educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte, ou seja a educação vai se desenvolvendo através de situações presenciadas e experiências vividas por cada indivíduo ao longo da sua vida, entretanto o conceito de educação engloba o nível de cortesia, delicadeza e civilidade demonstrada por um indivíduo e a sua capacidade de socialização.
No sentido técnico, a educação é o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de melhor se integrar na sociedade ou no seu próprio grupo, então sendo assim o acesso ao ensino infantil escolar formal faz parte do processo de educação dos indivíduos e é um direito fundamental do ser humano que deve ser garantido pelos municípios e pelo estado..
Já no processo educativo em estabelecimentos de ensino, os conhecimentos e habilidades são transferidos para as crianças, jovens e adultos sempre com o objetivo desenvolver o raciocínio dos alunos, ensinar a pensar sobre diferentes problemas, auxiliar no crescimento intelectual e na formação de cidadãos capazes de gerar transformações positivas na sociedade.
Entre outros aspectos que se encaixa na educação infantil e trabalhando a mesma, aparece o ensino que é a ação e o efeito de ensinar (instruir, doutrinar e amestrar com regras ou preceitos). Tratando-se do sistema e do método de instruir, constituído pelo conjunto de conhecimentos, princípios e ideias que se ensinam a alguém, assim o ensino implica a interação de três elementos: o professor ou docente; o aluno, estudante ou discente; e o objeto de conhecimento. Sob esta perspectiva, acredito que o processo de ensino é a transmissão de conhecimentos do docente para o estudante, através de diversos meios e técnicas.
Porém, para as correntes atuais como a cognitiva, o docente é um fornecedor do conhecimento,como anexo entre