PEDAGOGIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA/PARFOR
Acadêmica: Caroline Polippo
Disciplina: Tópicos Teóricos
Professor: Márcio Taschetto
ASPECTOS RELEVANTES SOBRE O CAPITALISMO
E A PEDAGOGIA EMPRESARIAL NA ATUALIDADE:
Para abordarmos a questão das transformações ocorridas na sociedade, advindas do nascimento do Capitalismo, torna-se de fundamental importância retomar certos aspectos que caracterizaram seu antecessor, o Modo de Produção Feudal. O Feudalismo tinha por base a economia agrária auto-suficiente realizada no interior dos chamados feudos, propriedades que pertenciam à camada privilegiada da população, representada basicamente pelos senhores feudais e o clero, constituído por altos membros da Igreja Católica. A propriedade feudal dividia-se em partes distintas compostas pela propriedade individual do senhor, a porção de terras arrendadas aos camponeses, bem como uma terceira parte correspondente a terras coletivas - pastos e bosques - usadas tanto pelo senhor quanto pelos servos.
Com a decadência do Modo de Produção Feudal, deu-se o advento do Capitalismo, mais adequado às novas características sócio-histórico-culturais da época, especialmente após a Revolução Industrial.
Tendo como base o estudo das ideias marxistas, podemos compreender melhor a nova dinâmica da sociedade a partir da implementação do modo de produção que predomina até os dias atuais: a burguesia instalada nas cidades passou a ser a classe dominante, proprietária dos meios de produção - máquinas existentes no interior das fábricas. O proletariado, por sua vez, vendia seu único bem – força de trabalho - a serviço das fábricas em troca de dinheiro – economia monetária. A moeda então, era utilizada para aquisição bens de consumo produzidos nas fábricas pela própria massa proletariada, contribuindo para o lucro da burguesia dominante. Formando-se assim, um ciclo que favorecia a imobilidade social e uma imensa desigualdade entre “patrões e