Pedagogia
Educação para Durkheim: [...] gerações adultas, sobre as gerações que não se encontrem ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio especial que a criança, particularmente se destine. (Durkheim, 1978, p. 41).
Para Durkheim o estado é um regulador social com o intuito de estabelecer a ordem na sociedade. A escola aqui é apenas uma das instituições que, no processo de divisão do trabalho social, assume para si a tarefa especifica de intermediar a coerção que a sociedade exerce sobre o individuo, buscando complementar mais rapidamente o seu processo de socialização.
Socializar é, para Durkheim, o mesmo que educar, ou seja, internalizar os traços constitutivos dos meios morais que cercam os indivíduos (SOUZA, 1994, p. 8).
Segundo Durkheim, as sociedades complexas com uma divisão do trabalho muito mais desenvolvida do que as sociedades simples, ele entende que as diferentes instituições da sociedade exercem suas funções de forma a integrar os indivíduos.
Esse mesmo processo compõe o aprendizado social que permite a absorção de forma de viver na sociedade, sejam pensamentos, símbolos ou regras. No bojo está socialização está a moral da sociedade, a qual é constituída por alguns tipos de regras, direitos