pedagogia
Curso: PEDAGOGIA- LICENCIATURA
Disciplina: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
ACADEMICOS (A):
Jaine Coronel
Titulo: Psicologia da Aprendizagem
Tutor à distância: Elizângela da Cruz Siqueira dos Santos
NAVIRAÍ/MS/JUNHO/2013
Introdução
A aprendizagem e ludicidade não podem ser vistos como ações com objetivos distintos, mas um meio facilitador da aprendizagem tanto para a criança, quanto para o professor e demais profissionais envolvidos.
É neste contexto e neste lugar que a psicologia poderá contribuir para uma visão mais abrangente dos processos educativos que se passam no contexto educacional.
Pois uma vez que as contribuições da psicologia inserida na equipe educacional, preparam os conteúdos a serem ensinados visando estabelecer outros e novos patamares para a compreensão dos fatos que ocorreram no dia da escola, propiciando uma reflexão conjunta que possibilite o levantamento de estratégias que venham a sanar as dificuldades enfrentadas.
Considero que já tivemos muitos avanços sobre essa temática tanto na teoria quanto na prática, mas há muito ainda para ser feito em prol de uma educação que promova a formação do sujeito intelectualmente, emocionalmente e socialmente através de um trabalho com os jogos dentro do ambiente escolar.
Contribuições da psicologia para a Educação
A psicologia é entendida como a ciência do comportamento, considerando-se como comportamento toda e qualquer manifestação de um organismo vivo, como, andar, falar, correr, gritar, estudar, aprender, esquecer, gostar, odiar, amar, trabalhar e brincar. Um psicólogo pode atuar no campo da medicina, na área da indústria e na área da educação.
A contribuição da psicologia na educação, esta voltada ao comportamento do aluno nos mais variados ambientes de aprendizagem, e na forma do entendimento da criança ao que está sendo passado, também atuará nas dificuldades em que o individuo tem para absorver o novo conhecimento.