pedagogia
1- De acordo com o texto, quais as diferenças básicas entre brincadeira e jogo?
A brincadeira e um estado de liberdade quase que total, caótica.
E o jogo é um estado de liberdade limitada por regras de conduta, emoções diferenciação do cotidiano e são competitivos, cooperativos, vertiginosos.
2- Faça um resumo das principais dimensões que devem ser observadas na elaboração das aulas de Educação Física, explicando cada uma delas.
Conceitual: Há três aspectos: definição dos temas, seus objetivos e classificações. Na definição da brincadeira ela é livre e nesse sentido ela dura muito pouco, é uma dimensão simbólica do que existe no mundo, pois há um entendimento entre os que brincam. Na definição do jogo, o aluno deve saber que é uma atividade voluntária em que há limites temporais, espaciais e regras.
O objetivo da brincadeira é a diversão e o jogo é sistemático e busca o desenvolvimento de uma habilidade.
Na classificação as brincadeiras e jogos são tratados como sendo os mesmos fenômenos. As brincadeiras podem ser consensuais ou não-consensuais, as brincadeiras consideradas de mau gosto, são exemplos de não-consensuais por não fazer parte da conduta. Os jogos são classificados quanto á competição, cooperação, aleatoriedade, vertigem e representação. Os competitivos podem ter prendas, os cooperativos são de resultado coletivo, os aleatórios podem ser adivinhações, os vertiginosos têm limitações para os sentidos e os representativos são simulados por diálogos e mímicas.
Atitudinal: os alunos devem saber como brincar e ter condutas consensuais. Há três etapas 1° o aluno deve identificar determinada brincadeira, segundo saber suas condições implícitas, por fim colocarem em práticas suas ações.
O jogo se manifesta a partir de regras e possui três etapas, saber identificar as particularidades do jogo, reconhecer regras e limites e jogar respeitando as condições explicitadas.
Procedimental: Envolve habilidades na brincadeira.