Pedagogia
FACULDADE DE ...
CURSO DE PEDAGOGIA (LP)
AGRESSIVIDADE:
...
Disciplina: Sintese ...
Professora Orientadora: .....
Acadêmica: .....
...... xxxx. AGRESSIVIDADE:
.....
Resumo: ......
Palavras chaves: ......
INTRODUÇÃO
A agressividade que está presente em todas as idades na realidade brasileira, atualmente é de tal forma preocupante que mobiliza vários setores da sociedade. Fica clara a preocupação dos educadores com esse problema que eles vivenciam diariamente no ambiente escolar, nos jogos, na mídia, ou até mesmo nos seus lares. Particularmente observam-se, dentro das escolas, crianças e adolescentes cometendo infrações que se caracterizam por agressões verbais, físicas, pichações, bullings, e furtos, sem nenhuma causa aparente que justifique tais ações ou comportamentos.
Estes tipos de comportamentos, além de despertar o interesse em compreender o fenômeno da violência de forma ampla, por parte das autoridades competentes, exigem também, daqueles que se dedicam à esfera educacional, um olhar mais atento e observador, quanto aos comportamentos estudantis, suas manifestações e consequências no cotidiano escolar. Concebida de várias formas na relação social, a violência pode ser caracterizada como imposição de algo realizado por um indivíduo/grupo social a outro indivíduo/grupo social contra a sua vontade.
Vítima da violência, a criança, além de reproduzi-la, pode reagir através de uma mudança brusca de comportamento. Falta de atenção, baixa auto-estima, variação de humor e agressividade são alguns sinais aos quais pais e educadores devem estar sempre atentos. No entanto, apesar da violência ocorrer dentro das escolas, não é gerada pela escola em si, mas por fatores externos, como famílias desestruturadas, narcotráfico, conflitos sociais etc. Nas escolas, as relações do dia a dia deveriam traduzir respeito ao próximo, através de atitudes que levassem à amizade, harmonia e integração das