pedagogia
Idade média central – entre séc. XIV-XV auge do sistema feudal
Baixa idade média – entre séc. XIV-XV, dissolução do mundo feudal, surgimento dos estados nacionais, expansão da cristandade latina, descobrimento da américa, 1453, fim do império bizantino, conquista de Constantinopla pelos turcos em 1453.
A idade média aborda 3 sociedades que surgiram ás margens do mar mediterrâneo:
A sociedade ocidental denominada cristandade latina
Sociedade cristã ortodoxa – império bizantino
Sociedade mulçumana – império mulçumano
Ainda surgiram outras formações culturais como o império mongol na asia comandado por gengiskan, e os vinkings do norte europeu.
O termo idade das trevas foi um período, sec XVII, no qual o conhecimento sobre a bíblia era negado aos fies e o analfabetismo era constante, a cultura era controlada pela igreja católica, não havia desenvolvimento cientifico, a partir do sec XX, o termo foi sendo abandonado, pois foi considerado preconceituoso e incorreto, pois desqualificava a ciência, cultura e arte.
O mundo Bizantino-Império Bizantino-Teocracia, no qual o chefe político é considerado o representante de Deus na terra. A teocracia durou cerca de 1000 anos, de Império Romano passou a cidade de Bizancio, remodelada por Constantino e renomeada Constantinopla, tendo fim em 1453, tomada pelos turco, rebatizada de cidade de Istambul.
Na catedral de Hagia era celebrada as missas e onde o Imperador Bizantino era coroado.
As culturas grega e latina eram muito distantes em diversos aspectos da fé, político e econômico.
A Ásia Menor foi fecundo em produções intelectuais no campo da filosofia, teologia e náutica.
Na náutica, desenvolveram o fogo grego, uma arma de guerra naval capaz de