Pedagogia
Conteúdos: Conscientização do meio ambiente e jogos
Ano: 4° ano do Ensino Fundamental
Tempo estimado: 8 aulas
Justificativa
De acordo com ambientalistas, o homem para satisfazer suas ambições, polui o ar, as águas, as cidades, os campos, enfim, o meio em que vive. Porém essa situação pode ser revertida, se houver consciência mundial para que o homem evite a degradação da natureza. Mas como conscientizar as pessoas e desenvolver uma educação ambiental na sociedade? A escola sendo um estabelecimento onde se ensina, é, portanto um ambiente propício para introduzir novos conceitos, propor reflexões, ações e conscientização dos alunos.
Por meio de diálogo com os alunos será questionado suas próprias experiências sobre os diversos tipos de poluição, levando-os também a pesquisar sobre o tema em questão. Esse tema será desenvolvido e enriquecido com jogos, pois o jogo é promotor da aprendizagem e do desenvolvimento, é também considerado nas práticas escolares como importante aliado para o ensino, já que colocar o aluno diante de situações lúdicas como jogo pode ser uma boa estratégia para aproximá-lo dos conteúdos científicos e culturais a serem veiculados na escola (Kishimoto).
Assim, é importante o professor aliar atividades lúdicas ao processo de ensino aprendizagem. Lembrando que o jogo e a brincadeira exigem partilhas, confrontos, negociações e trocas, promovendo conquistas cognitivas, emocionais e sociais.
Objetivo
Desenvolver por meio de jogos didáticos, a conscientização dos alunos para o problema da poluição da água, do solo e do ar.
Objetivos específicos
- Compreender as noções de uso da água, do solo e do ar;
- Conhecer os tipos de poluição;
- Pesquisar sobre os efeitos da poluição;
- Refletir sobre a importância e as consequências da ação humana no espaço e na natureza;
- Desenvolver soluções para melhorar as condições do meio ambiente;
- Introduzir por meio de jogos, conceitos e boas ações;