Pedagogia
1. O que é polimerização e despolimerização?
A polimerização/despolimerização é um processo dependente de energia ( sob forma de ATP ). Ocorre a velocidades diferentes nas duas extremidades dos microtubulos. Uma das extremidades tem mais tendência a polimerizar ( extremidade + ) e a outra mais tendência a despolimerizar ( extremidade - ). A extremidade - encontra-se sempre inserida num centro organizador de microtubulos, que na maioria dos casos é o centrossoma. Desta maneira, e estando os centrossomas próximos do nucleos, a célula consegue enviar partículas/organelos/proteínas do centro para a periferia e vice-versa, ao longo dos microtubulos.
2. Que proteínas compõem o citoesqueleto celular?
O citoesqueleto é formado por proteínas filamentosas ou tubulares que são os filamentos intermediários, filamentos de actina e os microtubulos e pelas proteínas motoras: dineína, miosina e cinesina. É composto por proteínas bastante estáveis que são responsáveis por manter a forma da célula e as junções celulares, além de auxiliarem nos movimentos celulares.
3. Descreva a distribuição do citoesqueleto celular.
O citoesqueleto é uma das principais estruturas da célula, só está presente nas células eucariotas. Nestas células, ele é o responsável pela variedade de formas e da execução de movimentos coordenados e direcionados. O citoequeleto, também, permite o tráfego intracelular de organelas, vesículas e fatores. Contrariamente ao esqueleto ósseo dos vertebrados, o citoesqueleto é uma estrutura altamente dinâmica que se reorganiza continuamente sempre que a célula altera a sua forma, se divide ou responde ao ambiente. O citoesqueleto está envolvido em inúmeras funções celulares, tais como: contração muscular, transporte intracelular de vesículas, fatores e organelas, e segregação dos cromossomos nos eventos de mitose.
4. Quais são os motores moleculares celulares?
Cinesinas
Dineínas
Miosinas
5. Como os motores moleculares