Pedagogia
CENTRO DE CIENCIAS DA EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES – CCECA.
DISCIPLINA: PRATICA E PESQUISA.
PROFESSOR (A): GORETE DE CASSIA SOUSA MAIA.
“O Ato da Importância de Ler”
Resenhado por William Feitosa da Silva Junior
Este livro de Paulo Freire é organizado com base em palestras, as quais destacam a importância da leitura, numa perspectiva na alfabetização de adultos relacionada com a biblioteca popular e em um artigo que mostra a experiência desse mesmo tipo de alfabetização durante o seu exílio, externando sua educação universal e dinâmica. Esta alfabetização (é bom salientar) foi desenvolvida por ele e os seus colaboradores em São Tomé e Príncipe, ilhas da costa ocidental da África, no Golfo de Guiné que antes pertenciam a Portugal.
Nesta obra, Paulo Freire mostra o ato de ler como uma obrigação política e uma atitude renovadora do homem, política no sentido de conhecer e interpretar a sua realidade, desvelando o mundo em que está inserido, ultrapassando assim a simples leitura mecânica da palavra, não menosprezando de forma extrema sua relevância; e renovadora na ideia de recuperação da sua dignidade e libertação da opressão sócio individual. E essas ideias são conduzidas por um texto dialogante bem ao estilo de Paulo Freire, onde faz o leitor se sentir participante desta experiência e induzindo-o a ser um multiplicador e criador (dialeticamente) desses pensamentos, que só mostram um sentimento de amorosidade neste ato de educação, levando este educando, atuante destas ideias, a uma existência social, histórica e cultural.
O autor retoma a sua infância como uma experiência das primeiras leituras do mundo, sua vivência empírica em perceber a natureza em sua volta; o cantar dos pássaros, o assopro e o barulho dos ventos que trazem chuva, a brincadeira de “geografia” inventando lagos, rios, ilhas que eram causadas pela chuva; a tonalidade das flores e os diferentes sabores dos frutos. A atividade perceptiva do mundo é chamada