Pedagogia
JUSTIFICATIVA
Viver em sociedade é uma necessidade vital para o ser humano. Para o equilíbrio dessa convivência é necessário condutas que favoreçam este convívio, como respeitar a opinião dos outros, ter um sentimento coletivo, ser solidário, ter espírito de cooperação e outros.
Toda conduta social é instituída por valores morais diferentes, mas a conduta correta é imposta a todos sem distinção. Desde o nascimento nos é ensinado o que é certo e errado e a partir daí reproduzimos valores impostos pela sociedade. Desta forma, somos “programados” para agir conforme regras impostas, recompensados quando seguimos as regras e punidos quando as transgredimos.
Ética e moral devem andar lado a lado com a liberdade, mas esta liberdade tem algumas limitações que a própria Lei Natural impõe ao ser humano. Esta liberdade parte do princípio do respeito aos direitos alheios. Entretanto, na vida prática não existe o respeito ao homem em si, o que existe na consciência humana é o respeito a si mesmo, a busca constante para si próprio.
Ultimamente a ética e a moral estão sendo relegadas por certas classes sociais e políticas, muitos valores estão sendo quebrados em prol do individualismo. O bem comum deu lugar ao “cada um por si” e com isso ética e moral vêm perdendo o sentido.
Diante do exposto é que temos a necessidade de trabalhar o tema: ética na sociedade com os indivíduos em geral, e em especial aos alunos da 1ª etapa da educação de jovens e adultos da Escola Estadual D.Pedro II
OBJETIVOS • Geral Resgatar valores a fim de favorecer o convívio em sociedade. • Específicos - Desenvolver reflexões sobre condutas de convivência - Estimular a valorização do respeito com o outro - Sensibilizar os alunos quanto a pratica da solidariedade
METODOLOGIA
O presente trabalho será apresentado de forma expositiva por meio do vídeo “ética na sociedade atual”, cartazes informativos e dinâmicas de grupo.
Os