Pedagogia
Associando as sílabas
2.Autor:
Francyene Furbino Siqueira brum
3.Contextualização:
Essa idéia surgiu após algum tempo trabalhando com crianças de 7 anos inseridas na 2º série dos anos iniciais. Notei durante as atividades que os alunos entendiam e associavam a sílaba a apenas uma palavra, então toda vez que pedíamos uma palavra com certa sílaba todos falavam a mesma palavra. Na intenção não somente de ampliar seu vocabulário, mas como também de trabalhar uma certa consciência fonológica com a criança, comecei a criar atividades que deixavam as palavras incompletas, sendo necessário que eles encontrassem a sílaba que faltava. Contudo, essa sílaba se encontrava em desenhos diferentes das palavras propostas.
4.Apresentação:
O jogo consiste em criar palavras incompletas sempre faltando uma sílaba. A sílaba que vai completar essa palavra, está em um outro desenho possibilitando a criança entender que as sílabas formam e completam palavras. Essa mesma sílaba pode completar e formar muitas outras palavras criadas no jogo. É importante lembrar que todas as palavras devem possuir o desenho referente a elas.
Ex: A__RA falta o RA que estará no desenho de um RATO
__DIO falta o RA que estará no desenho de um RATO
__BO falta o RA que estará no desenho de um RATO [pic] [pic]
Poderá ser criado uma série de palavras que se completam com as sílabas de outras palavras com desenhos diferentes.
5.Avaliação:
No inicio das atividades eles ficaram muito confusos, pois, ainda não entendiam o que era palavra ou apenas uma sílaba, mas aos poucos pude notar que as mesmas foram entendendo que sílaba não é palavra e que elas formam e completam várias outras. A percepção deles de vocabulário também aumentou. Entendiam que o RA formava RATO, RÁDIO, RABO e também completava ARARA. Dessa forma eles entenderam mais rápido o que são palavras, letras e