Pedagogia
Um grupo de Homo-Sapiens estava à roda de uma fogueira, na sua caverna, a aquecer-se e a assar alguns alimentos para se alimentarem.
Foram atacados por um grupo de lobos: para os afastarem ameaçaram-nos com o fogo e eles foram-se embora, pois só os seres humanos é que não têm medo do fogo.
Passou um pouco e foram atacados por um grupo de Australopitecos porque queriam o fogo. Então começaram a lutar pelo fogo e houve algumas mortes.
Os Homo-Sapiens fugiram a caminho de um lago e pensavam que tinham perdido o fogo. Mas um elemento da tribo dos Homo-Sapiens conseguiu salvar um pouco do fogo, só que com a água apagou-se. Tentaram acender o fogo com pasto, com o cabelo, mas não conseguiram.
Então três elementos da tribo foram à procura de fogo mais para sul.
Quando iam a caminho cruzaram-se com dois tigres. Só houve um pequeno problema: havia muito poucas árvores mas conseguiram arranjar uma e subiram-na. Os tigres acabaram por desistir.
Continuaram a viagem . Avistaram Australopitecos e fizeram um plano: dois distraíam-nos e o outro tirava o fogo. Mas quando ele estava a tirar o fogo, reparou que estavam lá uns prisioneiros e libertou-os. Os
Australopitecos viram e começaram de novo a lutar. Os três sapiens conseguiram fugir e uma rapariga Sapiens Sapiens foi também com eles os três.
Vinham na viagem de regresso e, quando se iam a cruzar com os Australopitecos, apareceram por trás dos Homo-Sapiens um grupo de mamutes.
Os Australopitecos tiveram medo e "basaram". Os Homo-Sapiens deram-lhe festas e comida e os mamutes ficaram amigos dos Homo Sapiens .
Fizeram uma fogueira e dormiram todos à volta da fogueira. [...]
Uma vez, estavam todos ao pé de uma árvore quando a rapariga Sapiens Sapiens atirou uma pedra à cabeça de um dos Homo Sapiens e começou a rir-se.
Mas os outros não perceberam porque não eram tão evoluídos, não sabiam rir.
Outro dia ela queria ir para junto da sua tribo para sul e eles queriam ir para