Pedagogia e didática
A autora reflete sobre a questão: “Didática: que disciplina é essa?”, onde aponta as relações que permeiam o processo de ensino e faz uma análise crítica das seguintes relações: teoria-prática, ensino-aprendizagem, ensino-pesquisa, conteúdo-forma e professor-aluno. Suas conclusões são:
A didática é concebida como uma das disciplinas pedagógicas dos cursos de formação de professores, voltada para a compreensão do processo de ensino em suas múltiplas determinações e é de cunho teórico-prático, pois fornece à tória os problemas e desafios da prática. E neste entendimento, a didática caracteriza-se como mediação entre “o que”, “como” e o “para que” do processo de ensino.
Relação ensino-aprendizagem: São dois componentes de um mesmo processo e possuem interdependência entre si, pois o ensino tem objetivo de aprender e produzir conhecimentos, bem como desenvolver habilidades intelectuais e psicomotoras e a aprendizagem é aquela de real importância para o desenvolvimento social e individual do aluno.
Relação ensino-pesquisa: O ensino tem como função primordial possibilitar aos alunos a apropriação e produção de conhecimentos, e a pesquisa visa captar o não conhecido da realidade e que precisa tornar-se conhecido, pois a pesquisa é concebida como fonte de influências e o ensino é seu receptáculo.
Relação conteúdo-forma: São aspectos do processo educativo como um todo, são concretamente indivisíveis e estão inter-relacionados condicionando-se um ao outro, sendo que o conteúdo representa o conjunto de conhecimentos transmitidos pelo