Pedagogia Waldorf
Conforme apresentado pelo grupo em sala de aula, seu fundador foi Rudolf Steiner. Para ele as realidades espirituais deveriam ser ensinadas de forma racional. O teórico colocou suas ideias em prática observando operárias de uma fábrica de cigarros, que nada faziam no seu tempo ocioso. Tal tempo deveria ser ocupado com os estudos para que elas tivessem acesso à cultura.
Para a teoria Waldorf a criança se desenvolve, conquistando, por imitação, fases como: andar, falar, pensar. Nessa mesma ordem e em relação se desenvolve o corpo, a alma e o espírito.
Do período entre a infância e adolescência dá-se importância aos três primeiros setênios, nas faixas de 0 a 7 anos, de 07 a 14 anos e de 14 a 21 anos:
De 0 a 07 anos (maturidade escolar):
- A criança está aberta ao mundo; Tem confiança ilimitada; Recebe impressões sensoriais; Está na fase do desenvolvimento motor; Aprendizado por imitação.
Característica: O bom.
De 07 a 14 anos (maturidade sexual)
- Desenvolvimento anímico; Emancipação da vida corporal; Interage e reage aos estímulos que recebe; Necessita de explicações conceituais; Vivência na área dos sentimentos (sai sentido entra sentimento); Puberdade (12/14 anos) perturba a harmonia anímica.
Característica: O belo.
De 14 a 21 anos (maturidade social) - Liberdade das forças anímicas; Desenvolvimento do lógico, analítico e sintético; Separa-se do mundo (vê o mundo de fora); Quer explicações conceituais e intelectuais.
Característica: O verdadeiro.
O ensino é legalmente reconhecido, mas seu foco não é a relação nota/ aprendizagem, como ocorre nas escolas formais no Brasil. Desde o inicio da aprendizagem, até o oitavo ano, o professor é o mesmo e cabe a este perceber e buscar alternativas para eventuais dificuldades que o aluno possa apresentar em determinada área do conhecimento.
O currículo inclui, além das disciplinas obrigatórias, a aprendizagem de duas línguas, artes, trabalhos manuais, e foco na