pedagogia relatorio de estagio
PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
4º SEMESTRE
NOME: CRISTIANE
RA:
PROFESSOR: ELIEZER PEREIRA
PIRITUBA
Novembro – 2013
São Paulo
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
O educador quando entra em uma sala de aula, geralmente pensa que está em sala somente para ensinar, e não se atentam para o fato do quanto se pode aprender com seus alunos.
A forma de ensinarmos é moldada por eles, pela maneira em que nos adaptamos ao meio em que eles vivem, através de suas atitudes, seus conhecimentos prévios, o fato de muitos deles entenderem mais de tecnologia do que os próprios educadores.
O ato de educar também é um ato constante de aprender.
Durante o período em que estive observando as crianças pude notar que com estímulos que correspondem à personalidade e faixa etárias corretas, se consegue uma resposta excelente de aprendizado.
A interação das crianças durante os jogos, brincadeiras e atividades também eram igualmente importantes, pois assim se desenvolvia a coordenação motora, o raciocínio lógico, a afetividade, o compartilhamento e outros sentimentos, pois cada criança reage de uma forma diferente quando ganha, perde ou não consegue entender de imediato o jogo ou brincadeira.
Também notei a incrível variedade de personalidade dos pais, uns ausentes, outros superprotetores e os “normais” que conseguem serem pais e parceiros na educação de seus filhos.
Como estagiei em uma escola particular me entristeço em dizer o quanto a escola pública precisa de urgente de reformas, e essas reformas não são de estrutura predial e sim educacional. Pois onde eu estagiei os recursos disponíveis aos alunos eram inúmeros eles aprendiam inglês, informática, música e dança, enquanto nossos alunos de escola pública não conseguem chegar à primeira série conhecendo o básico, que é reconhecer e escrever seu próprio nome.
Nós como futuros profissionais de educação devemos e temos como missão virar essa página vergonhosa da história de nossas crianças da rede