pedagogia projeto
1 INTRODUÇÃO 4
2 JUSTIFICATIVA 5
3 OBJETIVOS 5
3.1 GERAL 5
3.2 ESPECÍFICOS 5
5 DESENVOLVIMENTO 6
6 CRONOGRAMA 7
7 CONCLUSÃO 8
8 REFERÊNCIAS
8
1 INTRODUÇÃO No Brasil, é considerado negro o indivíduo cujas características físicas são inequivocamente negroides ou africanas, sobretudo no que diz respeito à cor da pele, ao tipo de cabelo, ao formato das maçãs do rosto, ao nariz e aos lábios. Qualquer mistura, por mais leve que seja de características brancas o transfere automaticamente para a categoria dos mulatos, e se aquelas forem predominantes o indivíduo é considerado branco.
O IBGE classifica os brasileiros de acordo com apenas cinco cores: branca, parda, negra, indígena e amarela. Os pardos são todos os indivíduos não brancos que não sejam negros, amarelos ou índios. Apesar de terem sido os primeiros habitantes do país, os indígenas ganharam denominação própria apenas no censo demográfico de 1991.
A escravidão dos africanos no Brasil deixou marcas profundas em nossa sociedade. Muitos descendentes de africanos ainda hoje enfrentam situações de discriminação, preconceito e racismo.
Atualmente, esses descendentes têm se organizado e lutado para transformar essa situação. Uma das formas de luta é a participação no movimento negro, formado por pessoas que lutam em defesa dos direitos dos afrodescendentes.
As principais reivindicações do movimento negro são:
A valorização da história e da cultura africana e afro-brasileira;
O combate às práticas racistas e discriminatórias;
A demarcação de terras de remanescentes de quilombos;
A igualdade social;
A valorização das mulheres.
O respeito aos direitos dos afrodescendentes é uma importante forma de reconhecimento das lutas e da resistência histórica contra as injustiças sofridas pelos africanos e seus descendentes no Brasil.
2 justificativa
Tal plano de ação deverá ser realizado no intuito de chamar as pessoas à