pedagogia para professores
A profissão de professor nos dias de hoje é um fator que assume grande importância no modo de ser e de existir do ser humano e neste sentido, os modos de ser, de agir e de pensar do indivíduo têm íntima relação com o seu exercício profissional, não sendo possível, portanto, separar a sua linda profissão da sua vida pessoal e social, mesmo quando omitimos opiniões contrárias ou de aceitação da estreita relação existente entre essas áreas da vida.
De qualquer forma, separar tais áreas representa uma tentativa de negação do ser humano que somente se realiza se atinge suas metas no desenvolvimento das ações advindas da atividade produtiva.
A profissão professor, entendida por Paviani (1988, p.107) ”[...] como o ato de professorar, de exercer publicamente uma função ou modo de ser habitual”, torna transparente a condição social do indivíduo, uma vez que ser profissional implica um compromisso social, estabelecer vínculos tanto no aspecto jurídico como no aspecto existencial do ser humano.
Neste contexto, questões referentes à prática profissional são de extrema importância e uma delas é a questão ética profissional, partindo de pressupostos éticos básicos como as virtudes práticas pertencentes ao comportamento do homem, estabelecendo uma moral universal, validada como bem comum, a qual todos os homens devem seguir.
A ética profissional, de cada carreira ou profissão está organizada em manuais orientadores, em forma de regulamentos com os códigos específicos de cada área de aplicação, entretanto, o comportamento ético do professor nem sempre é objeto de estudo, devido provavelmente à ausência de manuais orientadores, com o código ético que regulamente as atividades do professor.
Todavia, não é a ausência de um código ético que impede a reflexão sobre o comportamento ético do professor, pois o professor, enquanto aquele que professa, enquanto profissional da educação, não apenas acrescenta a dimensão ética em suas