pedagogia na amazônia
ECOPEDAGOGIA NA AMAZÔNIA.
Introdução
“A consciência ecológica levanta-nos um problema duma profundidade e duma vastidão extraordinárias. Temos de defrontar ao mesmo tempo o problema da Vida no planeta Terra, o problema da sociedade moderna e o problema do destino do Homem.” (Edgar Morin apud Moacir GADOTTI, 1998, p. 1). A ecopedagogia surge como uma educação voltada para o desenvolvimento sustentável, um processo que visa mostrar ao educando o seu meio, seus costumes, sua natureza, algo que, com esse processo de globalização e avanços tecnológicos, vem se perdendo rapidamente. O professor precisa saber que educar não é mais somente repassar conhecimento já adquirido, afinal, se agirmos dessa forma não haveria questionamentos, o saber então torna-se uma doação dos que se julgam sábios aos que julgam nada saber (FERREIRA, 2005). Precisamos ser incentivadores e criadores de novas metodologias que possam voltar a atenção dos alunos para sua realidade e suas obrigações para com seu meio.
O objetivo desta pesquisa foi avaliar preliminarmente a utilização de aulas expositivas com recurso de data-show, através de uma abordagem diferenciada, e um jogo pedagógico, especificamente jogo da velha, no contexto do ensino-aprendizagem ecopedagógico para turmas do ensino médio de escola publica Estadual de Santarém.
Metodologias
O projeto responsável por essa nova abordagem ecopedagógica se desenvolve em uma escola publica estadual de Santarém-PA. O Programa de Iniciação a Docência (PIBID) da Diretoria de Educação Básica (DEB)/MEC com a Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA, propõe uma intervenção diferenciada em sala de aula. A intervenção ecopedagógica ocorreu em turmas de ensino médio do turno noturno e vespertino, sendo 3 turmas do turno da tarde (1º, 2º e 3º ano) e 2 turmas do turno da noite (2º e 3º ano). Os três bolsistas do programa ficaram responsáveis por cada ano. Foram preparadas aulas