Pedagogia histórico-sociais e outras tendências. Desafios do século XX.
Platão
John Dewey
Piaget
Nome: Platão era apelido, devido aos ombros largos, chamava-se Arístocles.
Nascimento: Nasceu em Atenas Grécia, 427 a.C. e morreu em 347 a.C.
Fazia parte de uma das famílias mais nobres de Atenas. Teve o privilégio de receber uma boa educação, onde estudou leitura, escrita, ginástica, música, pintura e poesia. Também foi um grande atleta, onde participou dos jogos olímpicos como lutador.
Era discípulo de Sócrates, onde escreveu inúmeros diálogos e cartas, focando a figura de Sócrates.
A filosofia de Platão era baseada em um mundo percebido com sentidos e um mundo de ilusões, confuso. Onde o mundo espiritual era mais elevado e eterno, onde estão o que existe verdadeiramente, as idéias que só a razão poderia conhecer.
Platão dava valor aos métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento.
Nome: John Dewey
Nascimento: Nasceu em 20/10/1859, em Burlington, Vermont e faleceu em Nova Iorque na data de 01/06/1952 aos 92 anos.
Teve uma educação desinteressante e desestimulante, o que foi compensado pela formação que recebeu em casa. Ainda criança, via sua mãe confiar aos filhos pequenas tarefas para despertar o senso de responsabilidade. Foi professor secundário por três anos antes de cursar a Universidade Johns Hopkins, em Baltimore. Estudou artes e filosofia e tornou-se professor da Universidade de Minnesota. Escreveu sobre filosofia, educação, arte, religião, moral, teoria do conhecimento, psicologia e política. Seu interesse por pedagogia nasceu da observação de que a escola de seu tempo continuava, em grande parte, orientada por valores tradicionais, e não havia incorporado as descobertas da psicologia, nem acompanhara os avanços políticos e sociais.
Nome: Jean William Fritz Piaget
Nascimento: