pedagogia empresarial
A pedagogia empresarial tem de explorar a relação existente entre a formação e a prática profissional, tendo como base o que é desenvolvido ou praticado no seu cotidiano, a partir daí analisar a aplicação prática ou transposição didática dos referenciais teóricos, numa perspectiva reflexiva.
Para tanto, há a necessidade que o profissional seja capaz de refletir sobre sua prática e direcioná-la segundo a realidade em que atua e voltada aos interesses e às necessidades da empresa e dos demais profissionais, fundamentada na epistemologia da prática e na prática reflexiva.
A aprendizagem, a qualificação e o conhecimento sejam no campo profissional ou não, devem tornar os seres humanos melhores, livres e reflexivos, capazes de transformar a realidade que os cerca.
A apreensão de novos conhecimentos, por meio da aprendizagem conduzida ou autodesenvolvida é o que nos tornam capazes de construir e reconstruir metas, objetivos, motivar e colocar tudo isso a favor de si e da empresa.
Num projeto pedagógico empresarial a troca de experiências vale muito quando se trata de capacitação e qualificação, renovação dos conhecimentos e das idéias a serem compartilhadas, porque todas elas podem ser potencialmente educativas ou não, dependerá do profissional que estiver à frente desse projeto.
1.2 O papel do pedagogo empresarial
As severas alterações no mundo coorporativo também modificaram as funções do pedagogo dentro da organização, isto o levou a uma constante especialização em virtude do desenvolvimento tecnológico, da competitividade e as exigências do mercado.
Ensinar bem, em uma empresa ou escola, não é apenas ensinar eficientemente um conteúdo, mas o êxito em apreender esses conhecimentos e ser capaz de compartilhar esse aprendizado com os demais colegas. A motivação e o empenho são importantes à empresa numa reflexão institucionalmente abrangente e o firme propósito de alterar as práticas que as movem.
O pedagogo pode atuar em várias frentes na