Pedagogia ead faculdade anhanguera
O objetivo da história da Educação é entender o passado, o caminho que a educação percorreu até chegar aos moldes de hoje, para que assim possamos analisar melhor o presente, a realidade e poder construir um futuro como educadores.
Tema 2
A natureza da Educação Tribal era Difusa porque a criança aprendia com a observação/copia/imitação dos mais velhos, Mítica porque tudo gira em torno do divino, o homem age imitando a ação dos Deuses e Respeitosa porque não há diferença entre adulto e criança o adulto é sim o espelho da criança.
Tema 3
• Escolas elementares: Eram as de educação primária, a criança por volta dos 7 anos era confiada a um mestre, e este se encarregava de arrumar i local onde seriam as aulas. As crianças passavam boa parte do dia nesse local e a elas era ensinado o básico da escrita, leitura e uma noção de calculo.
• Escolas secundárias: 2º ciclo de estudos que era ministrado às crianças de aproximadamente 12 anos, porém era menos difundido entre a classe pobre, pois os mesmos abandonavam os estudos no final da educação primária para aprender atividades técnicas ligadas aos ofícios do dia-a-dia.
Eram ensinadas diversas formas de cultura como música e até astronomia, sem deixar de lado a oratória, literatura e gramática.
• O ensino superior, também designado por ensino retórico, tinha início por volta dos quinze anos de idade, estes estudos superiores duravam até cerca dos vinte anos, podendo, no entanto prolongar-se por mais tempo. Tinham como finalidade formar Oradores, já que a carreira política representava o ideal supremo. Portanto eram elaborados discursos e debates.
Tema 4
A Educação medieval tinha uma visão predominantemente Teocêntrica, ou seja, Deus era o centro e a razão de todas as coisas, a Educação era um meio para a salvação da alma e a vida eterna. A interpretação dos textos sagrados tangia o conteúdo e também eram embutidos outros interesses como: preservar os princípios religiosos, combater a heresia e converter os