Pedagogia didática
A Pedagogia traz a teoria da educação e o imprescindível aporte de muitas outras ciências: Sociologia, Psicologia, Filosofia, Antropologia...
Cada uma das ciências aborda o fenômeno educativo segundo métodos investigativos que lhe são próprios.
EDUCAÇÃO / PEDAGOGIA
DIDÁTICA
[pic]
A Educação como prática social é fenômeno complexo, historicamente situado que expressa múltiplas e conflituosas determinações das sociedades humanas nas quais se realiza.
[pic]
• os agentes de formação: família, escola, professores, mídias... • as situações concretas em que se dão os processos formativos (o ensino). • o saber como objeto de produção e constituição do humano. • o contexto socioconstitucional – sistemas de ensino, políticas públicas. • as escolas e as salas de aula onde as ações educativas, as intervenções didáticas se processam.
O objetivo da Pedagogia se configura na relação entre os elementos da prática educativa: → o sujeito que se educa → o educador → o saber → os contextos em que ocorre
DIDÁTICA
[pic]
Aspectos do processo de ensinar.
1 – político-ideológicos → relação entre conhecimento e poder, conhecimento e formação das sociedades, intervenções políticas.
2 – psicopedagógicos → relação entre conhecimento e desenvolvimento das capacidades humanas de sentir, pensar e agir, dos hábitos, atitudes, do agir humano.
3 – propriamente didáticas → organização dos sistemas de ensino do Projeto Político Pedagógico de formação dos currículos escolares da relação de conteúdos, planejamento e organização das aulas dos recursos dos modos de ensinar e de avaliar, a construção de conhecimentos.
[pic]
4 – teóricos Converter as ciências, artes, a filosofia em matéria de ensino sob parâmetros da teoria da educação e da teoria do ensino, articulando-os aos conhecimentos próprios de cada área.
[pic]
-----------------------
A Pedagogia trabalha com as ações educativas, seus agentes e contextos:
• [pic][?]ùü Ê Ë Ì Î ?
2