Pedagogia de saberes
TURMA: PEDAGOGIA NOTURNO -A
FICHAMENTO
FREIRE ,PAULO.PEDAGOGIA DA AUTONOMIA:SABERES NESCESSÁRIOS À PRATICA EDUCATIVA.43°EDIÇÃO.SÃO PAULO:EDITORA PAZ E TERRA,2011.
1.1-ENSINAR EXIGE RIGOROSIDADE METÓDICA
“ O PROFESSOR QUE PENSA CERTO DEIXA TRANSPARECER AOS EDUCANDOS QUE UMA DAS BONITEZAS DE NOSSA MANEIRA DE ESTAR NO MUNDO E COM O MUNDO, COMO SERES HISTÓRICOS,É A CAPACIDADE DE,INTERVINDO NO MUNDO, CONHECER O MUNDO ”.(p 30)
É uma troca entre professor e aluno e existe a necessidade de trabalhar as maneiras e métodos para ensinar. .Deixar claro para os alunos que estamos neste mundo é para conhecê-lo e aprendermos sobre ele.
1.2-ENSINAR EXIGE PESQUISA
“ ENSINO PORQUE BUSCO,PORQUE INDAGUEI , PORQUE INDAGO E ME INDAGO “.(p30)
O ENSINO SE RENOVA, POR ISSO TEM DE HAVER RENOVAÇÃO DE ESTUDOS. O EDUCADOR É UM AGENTE INOVADOR,COM VONTADE DE ENSINAR,DE PESQUISAR,SEMPRE COM A VISÃO DE QUE ELE TAMBÉM GANHA CONHECIMENTOS EM SALA DE AULA E EM SUA VIDA PRÓPRIA.A SALA DE AULA DEVE TER A CONOTAÇÃO DA TROCA,O ALUNO INTERAGE COM O EDUCADOR HAVENDO TROCAS NA APRENDIZAGEM.
1.3-ENSINAR EXIGE RESPEITO AOS SABERES DOS EDUCANDOS
“POR QUE NÃO DISCUTIR COM OS ALUNOS A REALIDADE CONCRETA A QUE SE DEVA ASSOCIAR A DISCIPLINA CUJO CONTEÚDO SE ENSINA A REALIDADE AGRESSIVA EM QUE A VIOLÊNCIA É A CONSTANTE E A CONVIVÊNCIA DAS PESSOAS É MUITO MAIOR COM A MORTE DO QUE COM A VIDA ?”.(p32)
Os alunos precisam discutir com os professores os acontecimentos da realidade, de tudo que está ao seu redor,suas experiências e da sociedade em geral.É dever do professor e da escola respeitar os alunos, tanto os histórico-culturais , quanto os construídos socialmente.
1.4-ENSINAR EXIGE CRITICIDADE
“A SUPERAÇÃO E NÃO A RUPTURA SE DÁ NA MEDIDA EM QUE A CURIOSIDADE INGÊNUA, SEM DEIXAR DE SER CURIOSIDADE, PELO CONTRÁRIO, CONTINUANDO A SER CURIOSIDADE, SE CRITICIZA’’. (p32)
Ser crítico é ter opinião própria sobre determinado assunto,