Pedagogia de projeto
Introdução
O seminário realizado nos dias 16, 23 e 30 de Abril do corrente ano tiveram como propósito principal criar um espaço de reflexão, discussão e problematização em torno de temas e questões fundamentais da educação matemática. Neste âmbito foi proposto pelas formadoras Sandra Gomes e Ana Mendes a realização de uma reflexão crítica.
Neste trabalho terei como principal objetivo refletir sobre o tema “A Matemática na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: Continuidade do Currículo” tendo em conta as opiniões de vários autores.
Esta reflexão poderá ajudar a construir uma resposta para a compreensão dos fenómenos que facilitam ou dificultam a transição das crianças do jardim de infância para o 1º ciclo no domínio da matemática.
É incontestável que a matemática faz parte integrante das nossas vidas; é incontestável que fazemos uso dela para a resolução de diversas situações, diariamente; é incontestável que crianças muito pequenas têm capacidade de resolver diversas situações recorrendo à matemática, que “brincam” com a matemática e que a utilizam de uma forma muito intuitiva. Tal como falar… cantar...ou andar…
É numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, entendida como uma construção social, que se deverá desenvolver uma experiência de trabalho colaborativo entre professores de 1º Ciclo e educadoras de Infância, no sentido de tentar perceber quais as suas implicações nas práticas letivas e no desenvolvimento profissional dos professores, tendo em vista a promoção do sucesso dos alunos.
Aspetos relevantes para o desenvolvimento da ação educativa e pedagógica
A Matemática tem o objetivo de não só estruturar o pensamento e o raciocínio dedutivo mas também serve para a vida quotidiana e para muitas tarefas específicas em quase todas as atividades humanas.
Para incentivar o aluno a ter gosto pela Matemática, deverá se elaborar aulas agradáveis e aplicativas para que o aluno perceba técnicas e