Pedaggia
Este texto refere-se ao sistema educacional onde trataremos sobre mudanças educacionais e o papel do professor em relação a essas mudanças.
Desenvolvimento:
Vamos começar no século XVI, onde surgem as ciências e os movimentos que transformaram a maneira de pensar e agir. Houve dois acontecimentos importantes e revolucionários em 1789 – A Revolução Francesa e 1.750 a Revolução Industrial. Antes desses dois fatos marcantes para nossa sociedade, as pessoas eram alienadas e a economia era o trabalho artesanal e familiar. Após esses movimentos chega o capitalismo, onde tudo precisava ser reorganizado e era de extrema importância uma nova reestruturação. Quando abordamos a palavra reestruturação é no contesto familiar e social. Com essas transformações surgem algumas pessoas com filosofias diferentes e para eles um modo de pensar para uma nova organização. Para Durkheim, referente à educação, ele defendia que a educação transmitia valores. Também surgem outros filósofos que defendiam uma nova organização educacional.
No século XVIII. As pessoas trabalhavam e um sistema escravocrata, ou seja, recebiam salários indignos para seus esforços e sua sobrevivência, era totalmente miserável. Outro Filosofo analisou essas transformações, Max Weber, onde conclui que a educação nesse período, preparava o homem para o mercado de trabalho ou seja a educação era direcionada pra ensinar indivíduos para o mercado de trabalho ( realizações de tarefas). A Educação no decorrer do tempo, era dividida em burguesia e proletariado, ou seja, quem tinha poderes aquisitivos maiores tinham diretos a educação e quem tinham poderes aquisitivos menores só trabalhavam para o enriquecimentos da sociedade e burgueses. A educação era satisfatória para quem pagasse. As meninas eram ensinadas para os deveres domésticos e os meninos, para serem comerciantes, políticos e militares. Nas escolas era trabalhado o conteúdo erudito, o individuo terá que falar bem e