Peculiaridades do budismo
1313 palavras
6 páginas
Existem várias peculiaridades no Budismo em relação a outras religiões. Diferentemente do Hinduísmo e do Judaísmo, por exemplo, o Budismo tem origem num fundador, Siddhattha Gautama, o Buda. No entanto, opostamente ao Cristianismo a Islã, esse fundador não representou uma encarnação milagrosa ou um enviado divino, mas, ao contrário, foi um ser humano que expôs uma disciplina mental, desenvolvida e posta em prática com êxito por ele próprio. Outra peculiaridade em relação ao Budismo é o fato de ser uma religião não teísta, uma vez que afasta a existência de um Deus ou Criador supremo, em que pese reconhecer a existência de seres não-humanos, como espíritos e divindades, tendo esses apenas posição periférica em relação à doutrina (Wijayaratna, 2002). A doutrina budista faz um apelo ao livre exame, à livre experiência do indivíduo, diferenciando-se de grande número de outras doutrinas religiosas. Ao contrário de boa parte das grandes religiões, o Budismo não contempla revelações a respeito do mundo, sua origem, sua existência e seu fim. O Buda nunca se preocupou com tais questões e recusava-se a respondê-las, acentuando a inutilidade de tais discussões em comparação com o objetivo da vida religiosa (Wijayaratna, 2002). Existem também peculiaridades no que diz respeito a aspectos dos ensinamentos budistas da doutrina e da filosofia budista que diferem dos de outras religiões: o Carma, a Gênese Condicionada, o shunyata e Os Três Selos do Dharma.
1. Carma
O carma é a mais importante característica do ensinamento budista, porém a mais complexa e a mais mal compreendida. Carma é qualquer ação física, verbal ou mental realizada com uma intenção.
O corpo, a fala e a mente são os três mestres do carma, já que são eles que realizam as ações ou atos que o constituem. O assassinato, o roubo e a má conduta social são exemplos de carmas realizados pelo corpo. São exemplos de carmas realizados pela palavra, mentira, difamação e palavras ásperas. A cobiça a raiva e a