Pecuaria e Agricultura
Na região Centro-Oeste, a pecuária é uma atividade econômica de bastante destaque, principalmente a bovinocultura.
A região Centro-Oeste é a que mais cresce no Brasil, sua principal atividade econômica é a pecuária, embora nos últimos anos a agricultura tenha se intensificado, assim como o setor industrial.
Dentre as várias criações que constituem a pecuária, a bovinocultura é a mais representativa na região, são cerca de 70 milhões de cabeças de gado. O Centro-Oeste responde por cerca de 36% da produção nacional, detém o maior rebanho do Brasil.
A segunda principal criação é a de suíno, no entanto, os criadores estão dispersos na região, estão respectivamente no sul de Goiás e no Mato Grosso do Sul.
Um dos fatores que favorecem essa atividade econômica são as condições naturais (clima, relevo, vegetação, água) da região.
A criação de gado é geralmente desenvolvida de maneira extensiva. No Pantanal, a pecuária é a principal fonte econômica, a região oferece pastagens naturais, além das águas salobras oriundas de lagos que se encontram nas áreas mais elevadas. É justamente para esses locais que o rebanho é levado no período chuvoso. No período entre janeiro e junho, o pantanal se torna uma enorme planície alagada.
A criação de gado de corte é a de maior destaque, embora haja bacias leiteiras nos Estados que compõem a região. A produção de carne, além de abastecer o mercado local, supre o mercado consumidor da região Sudeste.
Bibliografia: Artigo do SITE Brasil Escola.
Agricultura no Centro-Oeste do Brasil
A Região Centro-Oeste do Brasil conta com os Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Na região, a agricultura é basicamente de subsistência, com destaque para o cultivo de milho, mandioca, abóbora, feijão e arroz.
Já no campo da agricultura comercial, as áreas de importância são o Mato Grosso de Goiás, no sudeste de Goiás, que produz arroz, algodão, café, milho e soja; e o Vale do Paranaíba, no