Pecuaria extensiva e intensiva
Em lugares onde é desenvolvida a agropecuária extensiva e intensiva, para alcançar uma produtividade razoavelmente satisfatória, é preciso que as condições naturais favoreçam, como chuva, temperatura entre outros, dessa forma qualquer variação climática brusca ocasiona perdas totais ou parciais da produção.
Na agropecuária intensiva tais fatores não exercem tanta influência, pois são utilizados sistema de irrigação, estufas que controlam temperaturas, na pecuária o gado é confinado, além de muitos outros recursos que amenizam os impactos climáticos, destacando que até mesmo nessa prática os elementos naturais são indispensáveis.
Platation
Na atualidade, esse sistema persiste em várias regiões do mundo subdesenvolvido, utilizando, além de mão de obra assalariada, trabalho semi-escravo ou escravo, que não envolve pagamento de salário. Trabalha-se em troca de moradia e alimentação. No Brasil, encontramos Plantation em vastas porções do território, com destaque para as áreas onde se cultivam café e cana de açúcar, dois dos nossos principais produtos agrícolas de exportação.
Ao lado das Plantations sempre se instalam pequenas e médias propriedades policultoras, cuja produção alimentar abastece os centros urbanos próximos.
Subsistencia
Em regiões miseráveis do planeta, a agricultura de subsistência - itinerante e roça - está voltada as necessidades imediatas de consumo alimentar dos próprios agricultores. A produção destina-se a subsistência da família do agricultor, que se alimenta praticamente daquilo que planta. Tal realidade ainda existe em boa parte dos países africanos, em regiões do sul e sudeste asiático e na América Latina, mas o que prevalece hoje é uma agricultura de subsistência