Pecado gestão ti
Gestores de TI revelam os maus hábitos adquiridos ao longo de suas atuações, que podem por a perder a produtividade e a eficiência.
Cara Garretson, da Computerworld EUA
13 de julho de 2011 - 07h30 página 1 de 1 * * * inShare18 *
Todo funcionário desenvolve alguns maus hábitos – talvez muitos – com o passar dos anos de trabalho. Os profissionais de TI não são exceção: eles perdem o foco, tiram conclusões precipitadas ou adiam tarefas que poderiam ser concluídas em minutos. São pecados capitais na gestão.
Não tem de ser assim. Segundo especialistas, identificar e compreender os costumes ruins no trabalho exige um pouco de reflexão sobre o assunto, o que pode trazer inúmeros benefícios. Ao parar para refletir e entender seus tropeços, os gerentes de TI podem melhorar não só a capacidade de trabalhar de forma produtiva, mas também a satisfação com o trabalho, afirma o consultor de negócios, Michael Ehling.
"A reflexão sobre os hábitos seria como um 'tempo de imersão" para pensar, sonhar, estudar, ponderar. Em vez de correr para apagar incêndios o tempo todo, você pode se concentrar no que é importante", diz Ehling, que tem formação em TI e treina executivos de tecnologia e gerentes. Segundo ele, a reflexão pode estimular os gerentes de tecnologia de "desenvolver hábitos mais construtivos que irão melhorar a produtividade e a eficiência."
A COMPUTERWORLD pediu que alguns profissionais de tecnologia "confessassem" seus piores hábitos de trabalho. Aqui você poderá ver alguns hábitos de trabalho considerados ruins e como os executivos planejam acabar com eles. Quem sabe você reconhecerá um pouco de si nas histórias.
Mau hábito: perder o foco
Gordon Jaquay não lida bem com as interrupções. Ele para o que está fazendo para responder perguntas de colegas de trabalho ou para lidar com um problema de tecnologia que surge. Depois, ele luta para voltar o foco na tarefa que estava executando. "Voltar à linha de