Peace Building from Below
Historicamente acreditava-se e estudava-se que os “construtores da paz” eram APENAS Estados, ONU e ONGs internacionais.
O autor inova ao desenvolver uma metodologia teórica e um plano de trabalho dos agentes NÃO ESTATAIS na construção da paz.
As mídias tradicionais tendem a focar nos conflitos, e não nas suas resoluções , uma vez que a GUERRA É COMERCIALMENTE RENTÁVEL.
A grande questão que move o texto é como TORNAR A PAZ TANGÍVEL: “Peace is thought of as a condition that can exist only in the absence of agression. But this is a negative approach that provides analyses of what is wrong, which are then followed by recommendations as to what needs to be done to set such wrongs right”( Montagu 1994:IX)
Assume-se que SAÚDE seja a AUSÊNCIA DE DOENÇA, assim como PAZ seja a AUSÊNCIA DE GUERRA, a partir desse paralelo o autor acredita que deve-se pregar a PAZ POSITIVA: ausência de violência estrutural( Galtung 1969)
Paz como um processo dinâmico, no qual atores múltiplos se relacionam entre si , de forma justa e amigável , por meio de vários recursos PERSPECTIVA RELACIONAL( cf. McNamee and Gergen 1998).
PEACEBUILDING FROM BELOW: Criação de uma estrutura sócio-política, com a presença de atores NÃO ESTATAIS, e PRINCIPALMENTE LOCAIS, a qual é capaz de prever a explosão dos conflitos , de modo a perpetuar a paz, por meio da utilização de um leque variado de recursos.
NÃO EXISTEM ESTUDOS EMPÍRICOS SOBRE O TEMA.
Apesar de dizer que o ESTUDO ANTROPOLÓGICO E EMPÍRICO é imprescindível para tornar visível seu objeto de estudo, ele não o faz. Apenas cita vários estudiosos da antropologia sem dar muitos detalhes sobre a pesquisa), características do método etnográfico que seriam úteis para seu propósito e