Pe Joao da rocha
Objetivos
Organizar um evento esportivo na escola, estimular o conhecimento teórico, a prática e a disseminação das atividades física e esportiva pelos alunos.
Conteúdos
Elaborar estratégias, criar, adequar, improvisar, tomar decisões táticas eficientes frente a situações-problema, analisar e compreender a biomecânica das habilidades motoras, compreender o funcionamento e as respostas do organismo em repouso e durante o exercício.
Ano
9º ano
Tempo estimado
Um bimestre.
Material necessário
Jornais, revistas, vídeos, sites e outras fontes com conteúdo sobre movimento, atividades físicas, esporte, entretenimento, eventos etc.
Materiais de registro – papel, canetas, pranchetas, computador, CD, pen drive, câmera fotográfica, câmera filmadora, equipamento de som.
Materiais esportivos diversos: bolas, apitos, coletes, uniformes/figurinos, súmulas, etc.
Desenvolvimento
1ª etapa
Organize o trabalho no bimestre de modo que o planejamento seja abrangente e flexível, deixando espaço para dialogar com os alunos e estimulá-los a trazer propostas relevantes e que sejam de interesse de todos. Feito isso, proponha à turma a realização de um evento ao final do bimestre sobre as diversas expressões da cultura do movimento – brincadeiras, jogos, festivais, apresentações, painéis temáticos, atividades físicas, demonstrações, lutas, artes marciais, danças. Explique à turma que o evento será coordenado pelos próprios alunos e que você estará ali como orientador, para juda-los na tarefa. Os estudantes devem eleger os temas que consideram mais relevantes e planejar atividades que serão realizadas. Por exemplo, se um grupo se interessar por basquetebol, pode organizar um torneio de streetball, um jogo de basquete reduzido, com regras adaptadas que valorizam a habilidade, a criatividade e a ousadia do jogador.
2ª etapa
Exponha à turma o calendário do bimestre e explique como será a divisão das aulas entre a preparação da