Pdi
Fonte: exame.com – artigo do dia 04/02/2014 – 19:43 - http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/mochileiro-corporativo/2014/02/04/lider-voce-tem-um-plano-de-desenvolvimento-pessoal/
O desfio de fazer um plano de desenvolvimento pessoal.
Há três componentes principais para o desenvolvimento da liderança: conscientização, motivação e desenvolvimento de habilidades. Muitos planos de desenvolvimento são quase totalmente focados no desenvolvimento de habilidades e dão pouca atenção à constituição da conscientização ou motivação.
Sempre que atuo na formação de lideres um tema que gera certa “saia justa” é a construção de um plano de desenvolvimento. Como líderes você tem como responsabilidade investir parte considerável da sua agenda semanal na conversa, feedback, orientações e ajustes no plano de desenvolvimento dos seus diretos.
Até aqui na aula os líderes estão de acordo e relatam também as dificuldades dos liderados em fazer o plano de desenvolvimento. A pergunta agora é: Quais dos líderes possuem um plano de desenvolvimento pessoal? Ou outra pergunta: Como você avalia a qualidade do seu plano de desenvolvimento pessoal? Muitos por não terem um plano bom ou por não estar atualizado, percebem que primeiro é preciso entender o poder e o impacto de um bom plano de desenvolvimento.
As duas ações mais influentes para auxiliar o desenvolvimento profissional são: Primeiro, o nível de poder de decisão dada à uma pessoa, ou seja, o quanto você delega da responsabilidade na tarefa ao seu liderado e a segunda ação é existência de um plano de desenvolvimento individual.
Planos de desenvolvimento são uma parte crítica de qualquer sistema de liderança. O impacto no nível organizacional é a intenção que a próxima geração de líderes terá as habilidades e experiências necessárias para definir e implementar as estratégias da corporação. No nível pessoal, eles forçam os futuros líderes a se concentrarem no que precisa ser feito,