PDF Portugues revisado
Por isso, é preciso começar a ficar atento às mudanças e a aplicar cada uma delas em sua escrita diária. Isso vale para quem está se preparando para prestar vestibular, concurso, prova do ENEM, ou até para pleitear uma vaga no mestrado ou doutorado.
Para facilitar seus estudos, o Professores de
Plantão preparou um resumo das principais mudanças na nossa ortografia! Confira:
Boa leitura!
Desde 1990 vem ocorrendo a discussão sobre esse novo acordo.
A ideia inicial foi aproximar a grafia do português nos diferentes países onde este idioma é a língua oficial: Brasil, de Cabo Verde, de São Tomé e
Príncipe, de Portugal, de Angola, de GuinéBissau, de Moçambique e do Timor Leste.
Com isso, seria mais fácil padronizar a integração comercial, além de trazer benefícios para outros segmentos também como a facilitação, por exemplo, do intercâmbio científico e da distribuição de obras literárias.
Entretanto, mesmo com o novo acordo, nem todas as palavras ainda ficarão iguais.
Uma das mudanças que ocorrerá com o novo acordo será em nosso próprio alfabeto.
Hoje temos apenas 23 letras e no novo acordo teremos 26 letras, pois serão incluídas oficialmente as letras “k”, “w” e “y”. Já o restante continuará igual.
E ainda se você tinha dificuldade em lembrar sobre o uso de trema e sempre ficava em dúvida se devia escrever liquidificador ou liqüidificador?
Pois é, essa era uma dúvida muito comum e que até atrapalhava a escrita do dia a dia.
Esses dois pontinhos usados em cima da letra U nos grupos que, qui, gue e gui, foram finalmente abolidos no novo Acordo.
Exceção: nas palavras estrangeiras ou nomes próprios permanece o uso de trema, como em
Bündchen ou Müller.
Acentos são itens que sempre trazem muita dúvida e, se você está se preparando para fazer concurso público, deve ficar atento às mudanças já que algumas bancas adoram cobrar regras de