Pdf's
Teoria e História do Urbanismo
Aula 4 - atividade + localização + estrutura urbana
Atividade urbana: ação humana individual ou coletiva, praticada no espaço urbano.
Uso do solo: atividades sociais praticadas no espaço urbano.
Lógica de localização comercial/serviços: o comércio e os serviços tendem a se localizar nos pontos de mais fácil acesso da cidade, beneficiando-se assim de uma maior proximidade com os usuários.
Lógica de localização residencial: Morar nas proximidades dos centros comerciais significa facilidade de acesso.
Nucleação de comércio e serviços: centros locais secundários, localizados fora do centro urbano e mais próximo a determinados tipos de consumidores.
Economias de aglomeração: as atividades urbanas se beneficiam da aglomeração por razões funcionais e econômicas. As atividades residenciais permitem a oferta de melhor infra-estrutura e custos individuais menores. As atividades comerciais concentradas em pólos atraem mais consumidores e vendem mais.
Interação espacial: necessidade de haver deslocamentos entre áreas residenciais e de serviço, que geram fluxos de grande magnitude e a necessidade de criação de sistemas de locomoção (vias adequadas, sistemas de transporte público).
Forma urbana e sistema de atividades: uma relação óbvia é a que vincula atividades temáticas a tecidos urbanos e atividades não temáticas a elementos primários. Com efeito, essa relação pode ser observada extensivamente em qualquer cidade, notadamente nas áreas mais homogêneas, onde a atividade temática sobressai.
Acessibilidade, centralidade e desacessibilidade: acessibilidade gera centralidade; entretanto, o aumento da centralidade criada pelos serviços gera desacessibilidade por congestionamento e aumento dos tempos de viagem.
Estrutura espacial urbana e sistema de atividades: devido à acessibilidade de certas áreas urbanas, acaba ocasionando a sua ocupação com