Pdde
Participação da comunidade na fiscalização e aplicação do PDDE uma responsabilidade de toda comunidade escolar
Sujeitos
Professores municipais e estaduais, comunidade escolar, gestores, membros do conselho escolar, tesoureiro.
Problema
A comunidade mariopolitana paga impostos e não conhece os recursos que o estado e o município possuem para serem investidos em segurança, saúde e educação. A comunidade escolar não tem participação no planejamento e nas decisões de como investir as verbas. Não há fiscalização do PDDE e nem dos demais fundos, não há controle de fiscalização nem cobrança dos órgãos superiores. Há verbas destinadas à educação e outras áreas que são desviadas, fraudadas. Os recursos devem ser descentralizados corretamente. A comunidade deve participar, interessar-se, refletir e conhecer o Programa Dinheiro Direto Na Escola. A educação transforma forma indivíduos de conhecimento de seus valores morais e direitos.
Objetivo Geral
Promover conhecimento, transparência e integridade dos gastos públicos com recursos financeiros do PDDE, visando à melhoria da educação e a integração da comunidade escolar.
Objetivos específicos * Reconhecer, prestar conta, compartilhar responsabilidades, discutir e mostrar a importância dos recursos oriundos do programa PDDE, para a comunidade escolar. * Identificar as principais necessidades pedagógicas, administrativas, educacionais e viabilizando o custeio e o capital. * Desenvolver a cidadania, habilidades, o controle social e a criatividade para empregar os recursos do PDDE com qualidade e responsabilidade.
Metodologia * Palestras para prestar esclarecimento sobre os programas PDDE, PDE e do FNDE. * Reforçar a autonomia e a participação da comunidade, com o proposito de tornar a escola uma organização democrática que propicie ensino e qualidade. * Reuniões com os que estão envolvidos nos trabalhos de aplicação dos fundos. * Mostrar escolas que são beneficiadas pelos