Pdcv
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS
Investigadores escolheram três tipos abordagens clássicas para estudar tais questões que dizem respeito ao domínio do desenvolvimento cognitivo:
•A abordagem behaviorista.
•A abordagem psicométrica.
•A abordagem piagetiana.
1.1 Abordagem behaviorista: o mecanismo básico de aprendizagem.
Abordagem ao estudo do desenvolvimento cognitivo cuja preocupação são os mecanismos básicos da aprendizagem. Ela quer saber como o comportamento muda em respostas à experiência. Veja dois processos de aprendizagem estudados pelos behavioristas:
•Condicionamento Clássico: aprendizagem baseada na associação de um estímulo que normalmente não provoca uma resposta especifica, com outro que a provoca. O condicionamento clássico permite aos bebês antecipar um evento antes que aconteça, ou seja, a pessoa aprende a emitir uma resposta reflexa.
•Condicionamento Operante: aprendizagem baseada no reforço ou na punição. O bebê aprende a responder de uma determinada maneira ao ver os pais, isto é, atenção parental. Os pesquisadores geralmente usam o condicionamento operante para estudar outros fenômenos, como a memória.
1.2 Abordagem psicométrica: testes de desenvolvimento e de inteligência
Abordagem ao estudo do desenvolvimento cognitivo que procura medir a quantidade de inteligência que uma pessoa possui. A inteligência, conforme é normalmente entendida, permite às pessoas adquirir, lembrar e utilizar conhecimento entender conceitos e relações, e resolver os problemas do dia a dia. O objetivo da aplicação de testes psicométricos é medir quantitativamente os fatores que supostamente constituem a inteligência e, a partir resultados dessa medida, prever o desempenho futuro. Os testes de QI (quociente de inteligência): testes psicométricos que procuram medir inteligência comparando o desempenho de quem responde ao teste com normas padronizadas. Testar bebê e criança já outra questão, como os bebês