PDCA
A missão da qualidade pode ser considerada como a missão comum a todas empresas que desejam permanecer no mercado. Ela pode ser entendida como a busca por excelentes resultados em todos os setores da empresa, sendo que esses resultados devem ser continuamente melhorados.
As mudanças que se verificam no momento atual determinam, cada vez mais a adoção pelas organizações, de sistemas de trabalho, que impliquem na criação de equipes, que deverão ser criadas, em todos os departamentos equipes para cuidar dos assuntos relativos a qualidade.
A equipe de melhoria de qualidade é um grupo de pessoas que se reúne para lidar com um problema específico. A equipe identifica e analisa processos de trabalho relevantes, desenvolve soluções, faz recomendações para a sua implementação e controla, na maioria das vezes, a mudança, revendo os resultados que daí emergem.
A medida que as organizações se envolvem mais com o movimento da Qualidade, descobrem vantagens de ter pessoas de todos os níveis trabalhando juntas em equipes.
Um dos fundamentos das EMQs é o reconhecimentos dos envolvidos assim temos que levar em consideração que as pessoas são a essência de qualquer organização. A qualidade dos produtos e serviços produzidos pela organização é responsabilidades de todos. É importante que todos os colaboradores tenham conhecimento da importância do seu papel dentro da empresa. A qualidade começa nas pessoas, na sua seleção, no seu treinamento e na sua valorização. Para começar bem um programa de qualidade é preciso uma abordagem sistemática para a solução dos problemas, é fundamental para um processo de melhoria eliminar a causa do problema para que não ocorra novamente.
Uma das grandes preocupações com a continuidade das atividades em grupo é manter a motivação dos envolvidos em alta. É claro que o ser humano ao se comprometer com as atividades de um grupo busca o reconhecimento. Todos se esforçam para deixar sua marca e serem lembrados pelo que fizeram.