PDCA
Abraão Eduardo Cunha Lima
Bruno Braz Pereira
Gisleno Campos
Rodrigo Martins Bezerra
Roberta Estephany Rocha da Silva
Victor Alencar Horta
Fortaleza – Ceará
Fevereiro de 2014
CÍCLO PDCA
ORIGEM:
A origem do PDCA se deu a partir de vários processos ao longo de 300 anos, por fim sendo adaptado pelo engenheiro americano Shewhart, introdutor do controle estatístico da qualidade. A ideia inicial deste ciclo, era imaginar como iria funcionar a relação humana e o dominio social ao qual pertence. Inicialmente foram definidos cinco passos, são eles: perceber a dificuldade, localizar e definir o problema, sugestão de possíveis soluções, desenvolvimento, observação e experimentação.
Desde o início do século passado, as indústrias se organizavam e tinham como base três processos de produção em masssa, originalmente elaborados por Ishikawa, que eram: especificação, produção e inspeção, que no caso era denominado pela sigla PDS (Plan – Do – See), sendo caracterizado como um sitema linear.
Anos depois, Shewhart propôs em sua obra Statistical method from the viewpoint of quality control um novo modelo de produção não linear, e sim em cíclo. Antes da existência deste método, foram feitas inúmeras transformações e adaptações para a realidade da sociedade e da insdústria. Na década de 80, Deming criou o modelo PDSA (Plan – Do- Study – Action) que defendia a ideia desse formato ser utilizado não só no ambiente industrial, mas por qualquer pessoa na organização. O PDCA foi de fato desenvolvido no Japão e sendo concretizado como Plan – Do – Check – Action. DEFINIÇÃO:
PDCA é a sigla em inglês das palavras: Plan, Do, Check , Act que traduzidas significam : planejamento, execução, verificação e ação. Esse método tem como principal finalidade reforça as estratégias e a operação dentro do universo corporativo. Em busca de melhores resultados e da integração de