PDCA
Pdca
Araxá
2014
pdca
Trabalho apresentado ao Curso Técnico de Mineração.
Araxá
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO....................................................................................................4
2. DESENVOLVIMENTO...................................................................................5 e 6
3. CONCLUSÃO.....................................................................................................7
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................8
2 INTRODUÇÃO
PDCA é uma ferramenta de qualidade no controle de processos para a resolução de problemas, foi criado na década de 30 por Walter A. Shewart, mais se tornou popular aplicado no Japão, por William Edward Deming na década de 50.
Possui quatro fases, Plan (planejar), Do (fazer), Check (checar) e Act (agir).
No planejamento se faz a seleção de um processo, máquina ou atividade, que necessite de uma melhoria com medidas claras para melhoria de resultados (metas); Na parte da execução, é implantado o plano de ação e acompanhado o progresso de tal; Na verificação é feita uma análise de resultados na execução do plano, e se caso necessário, também é feita a avaliação do plano; Na fase final, agir, é utilizada a padronização do processo, caso se tenha obtido sucesso no mesmo, se o sucesso não for obtido é reaplicada todas as fases anteriores, para correção do erro. .
2. DESENVOLVIMENTO
2.
Quando identificado uma deficiencia em uma empresa, procura-se soluções ou pelo menos ameniza-las, para isso existe uma ferramenta de melhorias chamada PDCA. Cada vez que um problema é identificado e solucionado, a produção passa a ter um nivel maior de qualidade, pois os proplemas são vistos como uma maneira de melhorar o processo.
O ciclo