Pdca
O PDCA, ou Ciclo PDCA, é também conhecido por Ciclo de Shewhart (Walter Shewart), que foi quem o idealizou na década de 1930, e ainda por Ciclo de Deming (W. Edward Deming), seu principal divulgador na década de 1950, na reconstrução do Japão após a 2ª. Guerra.
O PDCA é considerado como o Método Gerencial Básico da Qualidade e pode ser aplicado para atingir metas de melhorias, para controlar processos de rotina (onde já existem procedimentos operacionais padronizados), para solucionar um problema, para desenvolver um projeto.
O conceito do ciclo PDCA é algo que está presente em todas as áreas. Qualquer atividade, não importa o quão simples ou complexa ela seja, pode ser gerenciada por meio deste conceito.
O ciclo é um conjunto de ações em sequência dado pelas etapas:
- Plan (planejar)
- Do (fazer)
- Check (verificar)
- Act (agir)
PLAN (Planejamento)
No planejamento é definida a meta de interesse e estabelecidos os meios (planos de ação) necessários para se atingir a meta proposta. É importante definir, no mínimo, a Ação, Quem irá executar a ação, Quando (pesquise sobre a ferramenta 5W2H no site da Qualidade smarnet/qualidade/ferramentas). DO (Execução)
Para a execução dos planos de ação, as pessoas são treinadas nesses planos. A seguir, os planos s ão implementados e são coletados dados que possam fornecer informações sobre a obtenção da meta.
CHECK (Verificação)
Com o uso dos dados coletados na etapa de execução, é feita uma avaliação dos resultados obtidos em relação ao alcance da meta.
ACTION (Ação)
Nesta etapa, a ação a ser realizada depende dos resultados obtidos, avaliados na etapa de verificação. Se a meta foi alcançada, estabelecem-se meios para manter os bons resultados. Se a meta não foi alcançada, inicia-se novo giro do PDCA, com o objetivo de se encontrar meios que levem o processo a obter resultados.
A melhoria contínua ocorre quanto mais vezes girar o ciclo PDCA.
Como descrito, o ciclo PDCA pode ser usado