PDCA
Durante as análises foi possível enxergar que o processo de produção tecelagem está fora de controle. Todos os gráficos de controle construídos estavam fora de controle estatístico. As causas especiais estão presentes e devem ser descobertas.
Portanto a meta dentro do contexto gerencial PDCA é colocar o processo de produção tecelagem dentro do controle estatístico. A média de proporção de refugos estabelecida pela empresa era de no máximo 0,03 ou 3%. De início esta meta pode ser mantida e depois ir declinando para garantir a evolução do processo de fabricação. A média de proporção de refugos de acordo com os dados coletados já acontece abaixo dos 3%
(está em 2,26%), porém o que não está de acordo é o controle do processo.
É de extrema importância manter o processo de produção controlado, pois se ele está fora de controle a média da proporção de refugos pode estar adequada hoje e amanhã estar tão alta que a fabricação não compensa.
A primeira ação que deveria ser colocada em prática é a melhoria na forma de filtrar os dados no software interno da empresa. Na época em que os dados foram coletados, o software fornecia os dados de maneira agregada. Exemplo: O programa permitia fazer o filtro de quanto de refugo determinada máquina produziu em determinado dia. Porém, para fazer análises estatísticas desdobradas e atacar a causa raiz do problema e não as causas superficiais ou aparentes, seria necessário saber quanto aquela máquina produziu de refugo de cada tipo de meia, de cada tipo de causa e por funcionário.
As ações posteriores a esta seriam a nova coleta de dados e a posterior análise estatística. Logo depois, a ação seria estabelecer um plano de ação eficaz e embasado em dados ricos em informações.
2. OPORTUNIDADES DE