Pdca - introdução engenharia
Plano de formação para o curso de Engenharia de Energia
Santo André
Índice
Introdução 3
Objetivo 3
Bacharelado em ciência e tecnologia (BC&T) 4
Engenharia de Energia 4
Matriz para formação no curso de Engenharia de Energia 5
P.D.C.A 7
Matriz de forças, oportunidades, fraquezas e ameaças (FOFA) 8
Gráfico de Gantt 9
Bibliografia: 9
Introdução
Gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos, num certo prazo, com um certo custo e qualidade, através da mobilização de recursos técnicos e humanos.
O gerenciamento de projetos pode ser aplicado em várias áreas, neste trabalho iremos aplicar o gerenciamento de projetos afim de concluir o curso universitário escolhido, no caso Engenharia de Energia. Nos utilizaremos de ferramentas como a matriz FOFA, o PDCA e o gráfico de Gantt, para planejarmos a tão sonhada formatura, identificando os possíveis problemas e prevendo um plano de ação para contorna-las.
Objetivo
Elaborar um plano de formação para o curso de Engenharia de Energia que satisfaça os objetivos de vida (profissionais e pessoais), esse plano foi pensado para obter o melhor rendimento possível considerando o tempo limitado de estudo.
Através de algumas ferramentas (matriz FOF, P.D.C.A. e gráfico de Gantt) iremos listar o que pode ser realizado para minimizar os obstáculos que podem aparecer no decorrer do curso que podem ser previstos. Consideramos pra conclusão do curso um período de aproximadamente 7 anos.
Bacharelado em ciência e tecnologia (BC&T)
O curso de Bacharel em ciência e tecnologia precede qualquer outra formação oferecida pela faculdade, digamos que é o curso base para as engenharias. Para completar a formação no BC&T e caminhar para a tão sonhada Engenharia de energia é necessário:
90 créditos de disciplinas