PCP - Planejamento e Controle de Produção
O planejamento agregado é o processo de planejar e controlar os vários aspectos da produção com o objetivo de atingir as necessidades dos clientes da empresa.
Qual a utilidade do Planejamento Agregado?O planejamento agregado visa planejar a produção no médio prazo, com a finalidade de ‘casar’ taxa de produção e taxa de demanda. Esse prazo varia de acordo com cada autor. Neste texto, adotamos de três a dezoito meses, sendo o mais usual 12 meses para a sazonalidade (se houver) do ano. A unidade de tempo planejada geralmente é o mês. O planejamento agregado é a comunicação chave entre a alta gerencia e a manufatura. Ele é a base para atingimento dos objetivos estratégicos da empresa por meio da mobilização dos recursos da produção.
O que é S &OP? Qual a diferença entre S&OP e Planejamento Agregado?
S&OP é um processo de planejamento caracterizado por revisões mensais e contínuos ajustes de acordo com as flutuações de demanda, da disponibilidade de recursos de suprimento. Para Corrêa et al. (2001) o principal objetivo do S&OP é gerar planos de vendas, produção, financeiro e introdução de novos produtos que sejam realistas, viáveis e coerentes uns com os outros coerentes com os objetivos estratégicos da organização. Isso é conseguido por meio de um processo do qual participam elementos das principais áreas da empresa, para que sejam analisados os impactos de cada decisão em todas as áreas envolvidas.
O foco do planejamento agregado é um grupo ou família de produtos similares, isto é, que tenham características de produção semelhantes. As razões dessa agregação é que ela proporciona um erro menos em termos de produção do que se os itens fossem tratados separadamente. O planejamento agregado não necessita de nível de detalhe, uma vez que isso é feito nos níveis inferiores de planejamento. Portanto, no planejamento agregado diferentes produtos são agregados em famílias e usam a mesma unidade de medida no processo de