PCP na Logística
1º - PCP e Logística são geralmente consideradas como pertencentes à área de Supply Chain (Cadeia de Suprimentos) da empresa. Infelizmente eles não necessariamente trabalham de mãos dadas, mas se não estiverem em sintonia certamente o cliente será impactado.
A área de Logística Externa, por exemplo, se preocupa em distribuir os produtos acabados certos para os lugares certos, na hora certa, com o menor custo possível. Ora, se o PCP produzir os produtos errados na hora errada, certamente vai fazer o trabalho de distribuição mais difícil e custoso.
O PCP também afeta profundamente a área logística interna e externa na medida em que aloca produção de diferentes tipos de produtos entre diferentes fabricas. Essas mudanças podem fazer com que certas soluções encontradas pela área de logística não sejam mais tão adequadas e tenham que ser revistas.
2º - A Logística é a área da administração que cuida do transporte e armazenamento das mercadorias.
Logística é o conjunto de Planejamento, Operação e Controle do Fluxo de Materiais, Mercadorias, Serviços e Informações da Empresa, integrando e racionalizando as funções sistêmicas desde a Produção até a Entrega, assegurando vantagens competitivas na Cadeia de abastecimento e a consequente satisfação dos clientes.
A Atividade Logística é regida pelos Fatores de Direcionamento (Logistic Drivers) para níveis maiores de Complexidade Operacional, como por exemplo histórico de demanda dos produtos ou serviços, histórico da frequência dos pedidos, histórico das quantidades por pedido, custos envolvidos na operação, tempo de entrega (lead-time), pedido mínimo, rupturas de abastecimento, prazos de entrega, períodos promocionais e frequência de sazonalidades, políticas de estoque (evitando faltas ou excessos), planejamento da produção, políticas de fretes, políticas de gestão dos pedidos (orders), análise dos modelos de canais de distribuição, entre outros. Em linhas gerais, podemos dizer que a