Pcp aula 01 resumo
Aula-tema 01: Sistemas de Produção
Vivemos em uma era de transformações. Durante muitos anos, as empresas eram criadas para fazer estoques, e a riqueza da empresa era medida por eles. A chamada produção em massa designava a produção em larga escala de produtos padronizados, o sistema de produção era simples e linear, permitia altas taxas de produção por trabalhador e garantia produtos com preços mais acessíveis.
A produção em massa foi popularizada por Henry Ford, na década de 1920, e prosperou porque havia abundância de recursos e um mercado pouco competitivo e inexplorado. A história começou a mudar com o pós-guerra. O Japão viu suas empresas de produtos bélicos em decadência e não havia mais sentido em continuar a sua produção. Iniciou-se então uma fase de estímulo às outras indústrias, dentre elas a automobilística. Como os recursos estavam escassos, pois o mundo havia acabado de sair de uma guerra, existia a necessidade de se repensar a maneira de produzir.
A partir da década de 1980, o mundo percebeu que o Japão fabricava carros melhores, mais baratos e com uma produtividade superior a dos paises ocidentais.
Neste momento, começa a sair de cena a Produção em Massa e entra o Lean
Manufacturing, ou produção enxuta.
Ainda nessa década, as empresas deram os primeiros passos no sentido de modificar o sistema de produção, introduzindo o just in time , o kanban, o kaizen, entre outras ferramentas vindas do oriente, pois a mudança do conceito de qualidade deu o impulso para a transformação da produção.
Taiichi Ohno (1988) um dos autores do conceito de Manufatura Enxuta, alerta que os valores sociais mudaram e, por isso, não podemos vender produtos a não ser que nos coloquemos no lugar dos consumidores, que possuem conceitos e gostos diferentes. Com isso, o autor destaca que o mundo industrial foi forçado a dominar de verdade o sistema de produção múltiplo, em pequenas quantidades.
Desta forma iniciaremos nosso curso de PCP –