PCOS
A chegada da globalização, muitas empresas de setores econômicos, teve que mudar a sua forma de produzir. A reorganização em padronizar seus produtos, produzindo em grande escala e em menor tempo de produção, sendo necessários métodos para essa melhoria contínua, utilizando o PCP (Planejamento e Controle da Produção) e Controle da Qualidade com o uso da ferramenta de Gestão da Qualidade o PDCA.
Segundo Tubino (2009), o Planejamento e Controle da Produção é responsável, por coordenar e aplicar os recursos produtivos, de forma que atenda os planos estabelecidos. O PCP analisa todas as informações recebidas dos setores de estoque na entra e saída do produto, no marketing em relação às vendas e pedidos do produto, no processo do produto quanto as normas de padronização e ao tempo de lead time, recursos humanos o programa para treinamento dos colaboradores, todas as funções citadas acima nos diferentes setores, tem como objetivo principal atingir os resultados estabelecidos nos níveis estratégicos, tático e operacional.
O PCP participa dos três níveis hierárquicos da empresa, as atividades são exercidas para o controle das atividades e no seu sistema da produção. No nível estratégico o PCP participar na definição do planejamento estratégico em longo prazo, definindo um plano de produção. No nível tático o plano da produção é definido em médio prazo, desenvolvendo o Plano Mestre de Produção (PMP). No nível operacional os programas para a produção são feitos em curto prazo, a função do PCP é acompanhar a programação da produção, coordenando o estoque, emitindo ordens de compras e liberando-as e acompanhar o controle da produção através de uma avaliação de desempenho.
A classificação quanto ao grau de padronização do produto, é classificada em produtos sob medida ou produtos padronizados. As diferenças que são atribuídas aos produtos padronizados, é destaca a uniformidade do produto em fabricação, podendo ser de natureza como bens ou serviços,